quarta-feira, 13 de julho de 2011

O QUE É CONSTELAÇÃO FAMILIAR - PERGUNTAS FREQUENTES

O QUE É CONSTELAÇÃO FAMILIAR

Constelação Familiar é uma nova visão terapêutica criada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, onde o ser humano é olhado não como um ser isolado, mas como alguém que tem uma história familiar que atua através dele. É um método que revela de forma surpreendente as dinâmicas ocultas do inconsciente do sistema familiar, o que nos permite encontrar soluções para os problemas de relacionamento entre os membros da família e /ou grupo social. Através dessa técnica você compreende que todos os membros de uma família, vivos ou mortos, estão energeticamente presentes na estrutura familiar, influenciando nossos sentimentos e muitas vezes nossa saúde.

CRIADOR

Bert Hellinger, nascido na Alemanha em 1925, formou-se em Teologia, Pedagogia e psicanálise. Através de uma formação e experiência em campos variados, como Terapia Primal, Análise Transacional, Hipnoterapia e Terapia Familiar, desenvolveu um método original de Constelações Sistêmicas e Fenomenológicas, largamente difundido em todos os continentes.

WORKSHOP VIVENCIAL DE CONSTELAÇÃO FAMILIAR

COMO PARTICIPAR

O workshop de Constelação Familiar é sem dúvida uma experiência mágica e surpreendente, onde você pode participar de duas maneiras: como expectador, onde você é convidado a representar membros da família de outra pessoa ou como cliente que vem “Constelar” ou seja, que traz uma questão pessoal.

COMO SE DESENVOLVE A VIVÊNCIA

O cliente coloca a sua questão e o terapeuta colhe informações sobre os acontecimentos mais importantes da vida do cliente, de seus pais e avós. Vale ressaltar que o cliente não precisa revelar segredos de si mesmo e nem dos membros da família. Com base nessas informações o terapeuta pede ao cliente para escolher entre os participantes do grupo, representante para si mesmo e os principais membros da família, e assim, os posicionam no espaço da sala de acordo com a sua imagem interna. O terapeuta pergunta aos representantes suas sensações corporais, sentimentos e percepções. A partir daí o facilitador, se necessário, altera o posicionamento dos representantes na constelação e pede a eles que digam frases para o fim de buscar uma solução. O passo final é a colocação do cliente no lugar do representante na constelação. Tal procedimento é muito importante, uma vez que o cliente poderá SENTIR com toda a força a dinâmica que trouxe a reconciliação e solução para o seu problema. Nesse momento ele SENTE e NÃO RACIONALIZA a solução. É só assim que verdadeira CURA pode ocorrer.

QUESTÕES QUE PODEM SER TRABALHADAS NO WORKSHOP

- Problemas de relacionamento entre os membros da família

- problemas de relacionamento entre casais, namorados e amantes (podem ser trabalhados problemas de relacionamento atual e também conflitos e traumas não resolvidos com os parceiros anteriores).

- Apego e desavenças com ente querido já falecido - exemplo: luto não vivido (dor não vivida), culpa reprimida e outros sentimentos que aprisionam.

- pessoas rejeitadas ou excluídas da família.

- dificuldades para engravidar, adoção e abortos .

- distúrbios de comportamentos tais como agressividade, culpa, medo, tristeza, ansiedade, depressão e etc...

- saúde ( ajuda na cura e identificação da causa da doença).

- transplante de órgãos - conseqüências psicológicas e espirituais.

- dependentes químicos (não podem estar “em surto” ou em abstinência)

- escolha profissional ( ex: devo ser médico ou artista).

- área educacional – solucionar problemas na relação escola-aluno-família.

- questões empresariais - diagnostica e aponta para decisões empresariais, gerenciais e de carreira. Muito eficaz para elaboração de estratégias, tal como lançamento de novos produtos e exploração de novos segmentos.

DÚVIDAS FREQUENTES

PRECISO LEVAR MINHA FAMÍLIA INTEIRA.

Não. O trabalho atinge todos os membros da família (vivos e mortos) mesmo eles não estando presentes.

POSSO LEVAR MINHA ESPOSA(MARIDO) OU NAMORADO (A)

Sim pode, mas não é necessário.

QUAL A IDADE MÍNIMA PARA PARTICIPAR DA VIVÊNCIA.

A idade mínima é de 8 anos desde que acompanhado dos pais.

A CONSTELAÇÃO ESTÁ LIGADA A ALGUMA RELIGIÃO

Não. Nenhuma religião. É um trabalho desenvolvido por observação através do método fenomenológico.

SOU PSICÓLOGA – POSSO LEVAR MEU PACIENTE PARA CONSTELAR

Sim. Isso é muito normal e bem esclarecedor tanto para o psicólogo como para o paciente.

MEU FILHO(A) É DEPENDENTE QUÍMICO. ELE PODE CONSTELA?

Sim, desde ele QUEIRA muito por conta própria e sem a pressão dos pais. E ainda que ele não esteja passando por uma crise profunda e nem em abstinência.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

DA CONSTELAÇÃO À POESIA


Olá pessoal, acabei de receber uma POESIA criada pela minha cliente Keca, a qual sintetizou poeticamente sua vivência na Constelação Familiar realizada no ano passado. Parabéns Keca!!!!!

SALA VIRTUAL DE "PÓS OPERATÓRIO" DA FAMÍLIA DOS CONSTELADOS

O objetivo deste blog é criar uma sala virtual de “PÓS OPERATÓRIO” dos meus workshops de Constelação Familiar. Isso porque algumas vezes o cliente sente a vivência como se fosse uma operação pscicológica e espiritual. E assim, fazendo uma analogia com a medicina tradicional, o médico não pode abandonar o paciente depois da cirurgia, mesmo porque o “pós operatório” é dolorido e necessita de acompanhamento médico.

Desta forma aqui posso estar presente de forma virtual, onde vocês poderão dar depoimentos e tirar dúvidas em relação às experiências vividas no workshop, e, quando necessário, solicitar uma consulta presencial na qual utilizo a astrologia para verificar o início e fim do período de cura.

Além disso, este espaço é uma oportunidade para desenvolvermos uma corrente poderosa através dos depoimentos de todos vocês criando assim o que eu denominaria futuramente de a "Família dos Constelados".

Frederico Ciongoli